Início » Ex-prefeito de Tio Hugo fala sobre medida do STF que declara inconstitucionais leis que permitiram emancipação em 1996

Ex-prefeito de Tio Hugo fala sobre medida do STF que declara inconstitucionais leis que permitiram emancipação em 1996

por Grupo Ceres
83 visualizações

O Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, declarou inconstitucionais três leis estaduais que permitiram a emancipação de 30 municípios no Rio Grande do Sul. Assim, as cidades devem voltar a ser distritos, segundo a decisão.

O STF entendeu que os municípios não cumpriam todo o regramento. A sessão que avaliou o caso ocorreu no dia 3 deste mês, mas a publicação da decisão ocorreu na quarta-feira (8).

Os municípios que devem voltar a ser distritos, de acordo com a Famurs, são: Aceguá, Almirante Tamandaré do Sul, Arroio do Padre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bozano, Canudos do Vale, Capão Bonito do Sul, Capão do Cipó, Coqueiro Baixo, Coronel Pilar, Cruzaltense, Forquetinha, Itati, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Mato Queimado, Novo Xingu, Paulo Bento, Pedras Altas, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Quatro Irmãos, Rolador, Santa Cecília do Sul, Santa Margarida do Sul, São José do Sul, São Pedro das Missões, Tio Hugo e Westfália.

Ainda não há previsão de quando vão começar os processos de desemancipação e de como eles ocorrerão.

O ex-prefeito de Tio Hugo e atual assessor jurídico da Câmara de Vereadores do município, Verno Muller, participou da programação do Grupo Ceres de Comunicação, onde detalhou o processo histórico de emancipação de Tio Hugo e falou sobre o recebimento da informação. Ouça:

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade