O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou nesta terça-feira, 17, mais 11 casos da variante delta do coronavírus. A confirmação foi realizada por meio de sequenciamento genético completo, nos mesmos moldes do que é realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Portanto, segundo a Cevs, para esses casos, o retorno do laboratório carioca não se faz mais necessário. Com isso, o Estado passa de 15 para 52 casos confirmados da variante
Os casos confirmados nesta terça-feira são de residentes dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Passo Fundo, Alvorada, Caxias do Sul, Triunfo, Esteio e Porto Alegre. Todas as amostras já tinham passado por sequenciamento genético parcial no Cevs e apontado para provável delta.
Outros 26 casos confirmados de delta foram notificados ao Cevs hoje, quatro pelo Laboratório de Bioinformática Aplicada a Microbiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), todos em Santa Maria, e 22 pelo Laboratório de Microbiologia Molecular Universidade Feevale. As universidades usaram a tecnologia de sequenciamento genético completo para a confirmação.
Fonte: Correio do Povo.