Mais um golpe do Whatsapp tem preocupado a Polícia Civil nos últimos meses devido ao grande número de registros: o golpe do perfil falso ou do Whatsapp duplicado. Antes o maior número de ocorrências era devido a perfis serem clonados. Agora, os estelionatários utilizam a mesma foto e nome e procuram contatos de pessoas próximas, inventando histórias para justificar a troca de número e posteriormente pedir depósitos em dinheiro.
De acordo com a Polícia, estes dados são conseguidos com os chamados data brokers, que são pessoas da área de informática que compilam, organizam, classificam e comercializam informações de forma ilegal para terceiros.
Para evitar este tipo de golpe é necessário configurar a privacidade para que somente os contatos possam ver a foto de perfil, desconfiar de qualquer pedido de solicitação em dinheiro, ele sempre vem junto com uma história sobre troca de número, jamais fazer depósito ou pagamento solicitados por mensagens. Se tiver dúvida, ligue para o telefone que já tinha cadastrado anteriormente, o número antigo. Tendo conhecimento do perfil falso, encaminhe e-mail para o serviço de suporte do próprio aplicativo – support@whatsapp.com – informando o número fraudulento, além do número verdadeiro e um breve histórico