Com o intuito de melhorar a qualidade de rodovias na Região do Alto Jacuí, na abrangência do COMAJA (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí), alternativas foram buscadas. A informação foi trazida ao público pelo Secretário Executivo do Consórcio, João Ernesto Schemmer, no programa Bom Dia Amigos do Grupo Ceres de Comunicação.
O secretário executivo do COMAJA, João Schemmer, explica que foi encaminhado ao Governo do RS, um projeto para implantação da rodovia na ERS-451, que liga Não-Me-Toque a Colorado, ERS-506 de Ibirubá a Santa Barbara do Sul e a ERS-510 que faz ligação de Fortaleza dos Valos à Cruz Alta, totalizando 79 quilômetros.
Através de parcerias com parlamentares, como por exemplo, os Progressistas, Senador Luiz Carlos Heinze e o Deputado Federal Pedro Westphalen, que destinaram aportes financeiros de seus gabinetes, para a efetiva entrega da tão sonhada Usina de produção de Asfalto. Schemmer projeta que está sendo viabilizada a entrega ocorra até o final de junho ou meados do mês de julho de 2021.
A reunião com o Governador Eduardo Leite (PSDB) está programada para esta semana, onde será apresentado o plano de trabalho para a realização destas obras. Como parâmetro comparativo, para implantação de 1 quilômetro de asfalto, o governo gasta em torno de R$ 1,8 milhão, o Secretário Executivo destaca que neste projeto ocorrerá uma economia de tempo, dinheiro e ainda será aplicado um asfalto de maior qualidade. Ouça:
João Schemmer também explica de que forma acontecerá o projeto, para que ocorra esta economia de tempo e dinheiro. Ouça:
A partir deste vislumbre, de tornar real um sonho tão antigo da comunidade, o Secretário Executivo do COMAJA explica em qual fase está o projeto e também prospecta onde iniciarão os trabalhos. Ouça: