Por Luis Ricardo Machado
Rede de Notícias Regional /Brasília
O Ministério da Saúde lançou, na última semana, a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno 2021. O objetivo da campanha é avançar na sensibilização da necessidade de doação do aleitamento materno. Dados do ministério apontam que no ano passado foram doados 229 mil litros de leite materno de 182 mil mulheres. Mesmo assim, o número é 26% menor do que realmente é necessário para suprir a demanda.
Por causa da pandemia do novo Coronavírus, o evento de lançamento foi virtual e contou com a participação do ministro Marcelo Queiroga. “Queremos ampliar essas iniciativas. São 222 bancos de leite em todos os estados e 220 pontos de coleta em todo país. O número de doação de leite humano é muito baixo em relação à nossa demanda, por isso que dias como esse são muito importantes”, ressalta o ministro. A amamentação é um gesto de amor de mãe para filho, e a doação do leite materno é um ato de amor ao próximo.
No ano passado, cerca de 212 mil bebês receberam doação, mas o número ainda é muito baixo. Marcelo Queiroga ressaltou que as mães podem ficar tranquilas na hora de fazer ou receber a doação, uma vez que muita gente ficou com receio de ser infectada pelo novo Coronavírus. O ministro assegurou que isso não vai acontecer e que conta com a vacinação contra a Covid-19 para aumentar a oferta e a demanda em relação ao leite materno.
“O Governo Federal tem atuado de maneira diuturna para superar essa emergência sanitária. A prova disso é que nós já estamos entre os 4 países que mais distribui doses de vacina para sua população. Mais de 90 milhões de doses foram distribuídas desde o início da nossa campanha”.A empresária Elaine Torres acabou de dar à luz e só tem motivos para comemorar. “Para mim é muito importante. Tanto com relação ao carinho e proximidade que a gente tem com o bebê, o vínculo que a gente tem com a criança, quanto com relação a alimentação dele”, explica.
Sabendo que muitas mulheres têm dificuldade em produzir leite materno, a empresária fez doação durante a primeira gestação e se prepara para contribuir mais uma vez ainda nesta semana. “Nutrição para os bebês, principalmente recém-nascidos prematuros, que ficam hospitalizados muitas vezes e acaba sendo importante para as mães também”. Todas as mulheres que não estão fazendo uso de medicamento incompatível com a amamentação podem doar o leite materno. Para isso, é necessário fazer a coleta do leite em casa e depois encaminhá-lo para um banco de leite mais próximo ou solicitar o serviço do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Uma equipe vai até a casa da doadora e faz coleta no local.