A Secretaria da Saúde (SES) começa a expandir para o interior, nesta segunda-feira (24/5), a imunização contra o coronavírus com a vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Nesta primeira remessa, a SES irá distribuir 80.844 doses (do total de 108.264 em estoque) para 407 municípios. Além das vacinas, os municípios recebem seringas e diluentes (soro fisiológico).
De acordo com informações da Secretaria, Não-Me-Toque receberá o total de 162 doses deste imunizantes. Carazinho receberá 666 doses. O município de Colorado será beneficiado com 36 doses.
Victor Graeff poderá aplicar 24 doses. Lagoa dos Três Cantos receberá 18 doses. Santo Antônio do Planalto receberá 30 doses. A SMS de Tio Hugo receberá 36 doses da Pfizer.
A vacina da Pfizer produzida pelo laboratório BionTech. No Brasil, a orientação do Ministério da Saúde é de um intervalo de 12 semanas (cerca de três meses) entre a primeira e segunda doses. Reações adversas mais comuns incluem dor no local da aplicação, fadiga e dor muscular (raramente chegando a apresentar febre), que costuma aparecer em até 24 horas e apresentar melhora em até 48 horas.