Participou na manhã desta quarta-feira, 19, em sua entrevista tradicional ao Grupo Ceres de Comunicação, a Secretária Municipal de Saúde de Não-Me-Toque, Liliane Kraemer Erpen, discorrendo sobre os principais trabalhos realizados pela secretaria.
Após algum tempo de decréscimo nos casos positivos de Covid-19, trazendo até mesmo um alento à comunidade, nesta semana, mais uma vez, as contaminações voltaram a apresentar um crescimento em Não-Me-Toque. A Secretária Liliane, discorreu que haverá uma nova reunião do COE, no intuito de debater formas para conter esta nova onda. Ouça:
Dentro das preocupações com este novo levante do número de contaminações está à ocupação de leitos nos hospitais da região, que estão muito altas, como destaca a secretária. Ouça:
Um reflexo deste afrouxamento dos cuidados pode ser conciliado às condições climáticas, que após um curto período de calor as pessoas relaxaram, aumentaram as confraternizações e acaba que reflete no aumento de casos positivos.
Referente à vacinação, havia certa apreensão, devido à falta de doses para aplicação das segundas doses. Quanto a isso, a Secretária Liliane destaca que ainda há demandas a serem suprimidas, no entanto, há a programação de recebimento de novas doses na tarde desta quarta-feira, 19. Ouça:
Mesmo com esta defasagem na distribuição de vacinas, o quantitativo de pessoas já imunizadas em Não-Me-Toque está adiantada, restando inclusive doses para aplicação em pessoas com comorbidades, mas há o anseio para que ocorra o mais breve possível a chamada “imunização de rebanho”. Ouça:
Quanto a dúvidas sobre qual o período que a pessoa deve aguardar para tomar a segunda dose da vacina, após ter contraído a Covid-19, a Secretária Liliane também explica como deve se proceder. Ouça:
Tem prosseguimento também a 23ª edição da vacinação contra a Influenza H1N1, qual a Secretária Liliane discorre sobre como está acontecendo à imunização. Ouça: