O escritório da Emater/RS em Não Me Toque finalizou as projeções para as culturas de inverno no município. As principais culturas que serão plantadas pelos produtores serão canola em torno de 50 hectares. Já o trigo prevê o aumento de 15%, ficando em torno de 7.800 hectares e na cevada também terá um aumento de 230% no plantio na comparação com o ano passado, ficando na casa dos 700 hectares deste cereal.
O presidente do Conselho Agropecuário de Não Me Toque e responsável pelo escritório local da Emater-RS, Vinicius Toso, acredita que este aumento de área se deve aos preços pagos na atualidade pelos produtos. Ouça:
Mesmo com esse aumento com cereais de inverno, a área sem nenhum tipo de cultura neste inverno em Não-Me-Toque, permanece bem maior que a coberta. Vinicius avalia os prejuízos para a conservação do solo diante deste levantamento. Ouça:
Pelo zoneamento agrícola para o trigo, o Engenheiro Agrônomo Vinicius Toso destaca que a cultivar ciclo médio deve ocorrer em 1º de junho e a cultivar ciclo precoce 11 de junho. Ouça:
O comportamento do clima nesta próxima safra de inverno, deve ter certa normalidade para o ciclo das culturas, segundo o responsável pelo escritório da EMATER DE Não Me Toque. Ouça: