Na tarde desta sexta-feira (14), o governador Eduardo Leite apresentou através de live, o novo sistema de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, que substituirá o modelo das bandeiras. Ele passa a valer a partir das 0 horas deste sábado (15).
O novo sistema terá mudanças profundas em relação ao atual modelo do distanciamento controlado, que utiliza bandeiras de risco. A principal delas é que o governo do Estado não vai mais definir de antemão todos os protocolos para todas as atividades econômicas e sociais. Pelo novo modelo, serão inalteráveis apenas as regras mais básicas, como uso de máscara e distanciamento social.
A nova forma de comunicar a piora de cenário em uma área do Estado será por meio de avisos e, se a situação seguir se agravando, com alertas. O governador Eduardo Leite garantiu que, se depois dos alertas os prefeitos não adotarem medidas adequadas, o Estado retomará o controle sanitário da região.
1º AVISO: quando houver “tendência” de piora em indicadores ou falta de dados. O aviso é uma “chamada de atenção”, diz Leite
2º ALERTA: gabinete de crise estadual emite alerta. “Quem vai decidir se vai mudar protocolos é o gabinete regional”, explica Leite.
3º Ação: região de prefeituras precisa adotar medidas para mudar o cenário. Leite lembra que, se situação não melhorar, governo do Estado pode intervir na região.