A epidemia de dengue está preocupando o Poder Público Municipal e os moradores de Sarandi. O índice de infestação do mosquito da dengue registrado no início do ano apontava para um alto risco de contaminação, o que motivou ações intensivas dos agentes de endemias do município e campanhas massivas da Secretaria de Saúde pela conscientização e prevenção.
Nesta semana, Sarandi chegou a oito casos confirmados de dengue, conforme boletim divulgado pela Prefeitura. Sete dos casos são moradores do bairro Santa Catarina e o oitavo em um cidadão que reside às margens da RS-404, nas proximidades da comunidade. Todos apresentaram sintomas, procuraram as unidades de saúde e receberam atendimento e cuidados pelas equipes do município.
Nos últimos dias, a Secretaria de Obras Urbanas e Planejamento – SOURB realizaram um mutirão de recolhimento de lixo volumoso, entulhos e outros itens descartados em pontos específicos da Santa Catarina e loteamento Ipiranga, buscando reduzir os focos do mosquito. A Vigilância em Saúde, no entanto, ressalta que muitos dos focos encontrados pela fiscalização se dão em calhas, lajes, vasos de flor, caixas d’água e outros recipientes nas residências das pessoas. É necessário, portanto, evitar o acúmulo de água parada.
Fonte: Decom – Prefeitura de Sarandi