A chegada do Dia das Mães em 2021 traz ao varejo uma perspectiva de esperança: a data é uma das mais promissoras ao comércio e, com a reabertura gradativa das lojas físicas e os recordes no e-commerce, a expectativa é que as compras desse ano sejam melhores que em 2020.
Neste Dia das Mães, um melhor desempenho das vendas é esperado porque ano passado foi ruim, ao passo que este é o momento de reaberturas no comércio e há uma oferta de produtos generosa em relação à demanda.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostra que mais de 2,1 milhões de pessoas perderam o emprego nos últimos 12 meses, levando a uma taxa de desemprego recorde de 14,4 milhões de pessoas.
A mesma pesquisa mostra uma queda na massa de rendimentos de trabalhadores de 7,4% em relação ao ano passado. Ainda que com recuo, os segmentos de vestuário e sapatos são quem têm guiado as vendas no varejo – e quem deve puxar as vendas no Dia das Mães.
De acordo com o relatório recém-divulgado pela empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo Hibou com o braço de pesquisa da especialista de varejo e experiência do consumidor B&Partners.com, a Score Group, as principais opções de presente no varejo têm sido vestuário (61,6%) e calçados (44%), perfumes (40,3%), bolsas e acessórios (37,6%), beleza e maquiagem (26,5%) e joalheria (26%).
O empresário Mauro Hartmann, proprietário das Lojas Hartmann e Lojas Europa, de Não-Me-Toque, destaca esta expectativa, se mostrando otimista para as vendas desta época. Ouça:
O empresário também contextualiza o comparativo dos últimos três anos, visando um grande crescimento para este ano, maior inclusive que 2019, quando ainda não estávamos dentro do cenário de Pandemia. Ouça: