Esteve participando de entrevista na manhã de hoje, 08, do programa Manhã Legal, pela Nova Ceres AM, a Secretária de Saúde de Carazinho, Anelise Almeida, que discorreu sobre vários assuntos referentes ao setor e também sobre o enfrentamento da Covid-19.
O ano de 2021 começou com muita expetativa para a diminuição dos casos ativos do novo coronavírus, consequentemente uma diminuição dos leitos ocupados em hospitais, no entanto, o que se viu foi um cenário completamente antagônico.
Segundo a Secretária, todos os momentos neste mais de um ano de pandemia foram complicados, porém, ela destaca que o momento de maior preocupação ocorreu ao final do mês de fevereiro, onde os leitos clínicos estavam totalmente ocupados e muitas pessoas ainda aguardavam na fila. Ouça:
O número de pessoas com o vírus ativo e contaminadas vem numa decrescente nos últimos dias. Sobre isso a secretária acredita que é um conjunto, conglomerando o trabalho feito pelos órgãos de saúde, bem como a conscientização da população.
Carazinho abriga uma demanda regional para atendimentos e internações hospitalares, referente a isso a secretária destaca que o HCC é referência, bem como a UPA, que acaba acarretando numa quantidade considerável de pacientes no período mensal. Ouça:
Em virtude de toda esta a demanda do município, somada a necessidade de atendimentos a nível regional foi necessário efetuar a contratação de mais profissionais, para que assim, os atendimentos não sejam prejudicados. Ouça:
Quanto à vacinação contra a Gripe, a responsável pela pasta destaca que os grupos prioritários já estão pré-definidos, bem como, a data de vigência da campanha.
Inicialmente serão imunizados profissionais da saúde e crianças entre maiores de 6 meses e menores de 6 anos, além de população indígena, começando em 12 de abril até metade de maio.
Após este período terá início a vacinação de idosos e pessoas com comorbidades.