A Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) está sugerindo ao governo do Estado a troca de dias para garantir a abertura do comércio no sábado de Páscoa, dia 3 de abril.
O objetivo é viabilizar a ideia de que a data pode gerar uma venda maior de presentes. Com isso, evitaria aglomeração nas lojas na quinta-feira. O presidente da Acint, William Garcia, avalia que a mudança seria propicia para as vendas e, considera não haver necessidade de fechar o comércio na próxima segunda-feira, dia 5. Ouça:
No município de Não-Me-Toque, através de Decreto, fica estipulado o atendimento normal nesta quinta-feira, 01, sendo efetuado feriado somente na sexta-feira, 02.
Este cenário se repete nas agências bancárias e demais repartições públicas. No entanto, as operações efetuadas através dos aplicativos de celular e canais eletrônicos ocorrerão de forma normal.
Referente ao comércio, havia a expectativa da abertura no sábado, 03, no entanto, o Decreto Estipulado pelo Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, proíbe a abertura de qualquer tipo de comércio, não essencial, em virtude da pandemia.
Os Sindicatos e associações comerciais buscam uma flexibilização destas medidas, porém, até o momento nada foi oficializado.