A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira, 26, a Operação denominada Caruru, com o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O desdobramento teve por intermédio a Delegacia de Polícia do município de Sarandi. No total, foram cumpridos 29 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nos municípios de Sarandi, Rondinha, Ronda Alta e Trindade do Sul, e nos presídios de Sarandi, Passo Fundo e Soledade.
No decorrer do ano de 2020, por meio de investigação policial realizada pela Delegacia de Polícia de Sarandi, apurou-se que uma organização criminosa estava dominando o tráfico de drogas na Cidade. Sob o domínio de duas células da organização criminosa, a cidade de Sarandi foi dividida por regiões, cujo comércio de drogas era exclusivo de cada unidade celular.
No transcorrer das investigações foram apreendidos mais de 20 kg de drogas, 2 kg de cafeína, arma de fogo, 379 munições de arma de fogo de diferentes calibres; balanças de precisão; carregadores de pistolas calibres 9mm e .40; R$ 7.800,00, em dinheiro; dentre outros objetos de interesse da investigação.
Nesta sexta-feira, 26, foram efetuadas 27 prisões, destes, 11 são considerados foragidos da justiça. A Operação foi comandada pelo Delegado Leandro Antunes, Titular da DP de Sarandi, sob a supervisão do Delegado Edson Cezimbra, Titular da 28ª Delegacia de Polícia Regional.
Participaram da Operação um total de 110 Policiais Civis, com a utilização de 42 viaturas, das Delegacias Regionais de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões, Soledade, 28ª Região Policial, com o apoio de uma equipe do DENARC e a utilização de 3 cães farejadores. Também atuaram na ação mais de 70 agentes da SUSEPE, Grupo Tático que atuaram no cumprimento dos mandados nos presídios anteriormente referidos.