Mesmo respeitando os protocolos de bandeira preta, a quantidade de atendimentos em virtude do novo coronavírus segue preocupando os órgãos de saúde de Não-Me-Toque.
O Dr. Flávio Brilhante Teixeira da Silva, integrante da rede municipal de saúde e também Diretor Técnico do Hospital Alto Jacuí, em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, ressalta esta quantidade elevada de atendimentos. Ouça:
O profissional se mostra bastante preocupado também com a faixa etária das pessoas que estão procurando atendimento no sistema público de saúde. Contrapondo o que foi visto no inicio da pandemia, neste momento o maior quantitativo de pessoas que buscam atendimento são jovens. Ouça:
De acordo com o médico, a Unidade Sentinela está efetuando cerca de 80 atendimentos por dia, entre Covid e procedimentos normais, quantidade bastante elevada, quando em tempos normais, o número de atendimentos girava em torno de um terço deste total
Outra situação abordada pelo Dr. Flávio é de que algumas pessoas, após marcar a realização do teste para detecção da Covid-19, não estão aparecendo na data e horário marcados. Ouça:
A quantidade de atendimentos, bem como, de pacientes que necessitam internação, está causando uma superlotação nas casas de saúde, situação que faz com que as transferências ocorram para hospitais cada vez mais longe da cidade de origem. Ouça: