O governador Eduardo Leite anunciou, no início da noite desta sexta-feira (19), que onze regiões do RS estão em bandeira preta no mapa preliminar, incluindo Passo Fundo. O mapa definitivo deverá ser divulgado na terça-feira (23), mas, segundo Leite, a margem para solicitação de recursos pelas prefeituras é pequena, devido ao agravamento do contágio e da transmissão do coronavírus no Estado. Por isso, o governo anunciou medidas emergenciais.
O governador afirmou ainda que as regiões em bandeira preta não devem retomar as aulas na próxima segunda-feira, como estava previsto.
— É um quadro bastante crítico que nós estamos vivendo. A educação é algo importante que nós prezamos e nós defendemos a volta às aulas. mas na situação crítica que estamos observando, especialmente nestas regiões, fica suspensa a atividade escolar presencial.
Há a possibilidade ainda de ser suspenso o sistema de cogestão, pelo qual as prefeituras de cada região podem chegar a um acordo e adotar protocolos da bandeira imediatamente anterior. O governo deve avaliar essa possibilidade em reunião com a Famurs prevista para a próxima segunda-feira (22).
Fonte: Gaucha ZH.