Têm início a partir do dia primeiro de fevereiro, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída em 03 de janeiro de 2019, onde atividades de caráter preventivo e educativo deverão ser desenvolvidas em conjunto com o poder público e organizações da sociedade civil para disseminar informações que contribuam para a redução da gravidez precoce no Brasil.
A Coordenadora do Conselho Tutelar de Não-Me-Toque, Derli Vargas Vitcel, enfatiza o desejo de realizar uma campanha mais ampla, com divulgação em escolas e meios em que os adolescentes estão inseridos, no entanto, em virtude da Pandemia provocada pelo novo coronavírus, os trabalhos neste ano serão voltados a orientação, no entanto, outras atividades em parceria com a Administração Municipal e CONDICA, serão realizadas ao longo do ano.
De acordo com um relatório realizado pela Organização Mundial da Saúde, O Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos. O índice brasileiro está acima da média latino-americana, estimada em 65,5. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil.
Em países como os Estados Unidos, o índice é de 22,3 nascimentos a cada 1 mil adolescentes de 15 a 19 anos.