O município de Passo Fundo recebe mais uma etapa da pesquisa que avalia a Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS). Na próxima semana, de 5 a 7 de fevereiro, voluntários estarão percorrendo as ruas da cidade para a realização das testagens.
Nesta etapa, será incluso um novo teste de anticorpos para a Covid-19, ao lado dos testes rápidos e entrevistas que já fazem parte dos procedimentos de coleta de dados do estudo. A decisão de incluir o método de testagem desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro baseia-se numa maior precisão do exame para identificar a presença de anticorpos para a Covid-19, especialmente em casos de infecções mais antigas.
De acordo com uma das coordenadoras da pesquisa, a epidemiologista Mariângela Silveira, da Universidade Federal de Pelotas, testes sorológicos, do tipo que detectam a presença de anticorpos no soro sanguíneo, são fundamentais em contextos de surtos de doenças infecciosas, porque permitem que estratégias de enfrentamento a pandemia sejam tomadas com base em evidências.
O financiamento prevê ainda uma décima etapa da pesquisa. “Neste momento, precisamos das melhores evidências para estimar o número de pessoas que já tiveram coronavírus na população gaúcha. Essa informação é fundamental para monitorar o avanço da pandemia no estado e fornecer subsídio para políticas públicas e medidas de isolamento social”, afirma o coordenador geral do Epicovid19, Pedro Hallal.
Com informações da Universidade de Passo Fundo.