Após a aprovação por parte da ANVISA, em caráter emergencial, de duas vacinas contra a Covid-19, iniciam os trâmites para a distribuição, inicialmente a Secretaria Estadual de Saúde e posteriormente às regionais, chegando assim a todos os municípios do RS.
O Adjunto da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Fernando Kruel, com sede em Passo Fundo, qual abrange toda a região do Alto Jacuí, participou de entrevista à Nova Ceres, destaca que as vacinas já estão no Estado, porém, ainda não há uma definição de quantas doses do imunizante serão destinadas a 6ª CRS.
Segundo ele, o setor de epidemiologia esteve na manhã de hoje realizando um levantamento de quantas doses serão necessárias para vacinar todos os profissionais em saúde da região, mesmo assim, Fernando destaca que a quantia a ser recebida será o suficiente para imunizar todos os envolvidos. Ouça:
O Adjunto enfatiza ainda que a Coordenadoria está pronta e toda ela mobilizada, aguardando apenas um telefonema autorizando a destinação de um veículo oficial a Porto Alegre, para a retirada das vacinas, situação que segundo ele, deve ocorrer ainda nesta segunda-feira, 18.
Mesmo com esse processo acelerado, Fernando não crê que possa se dar inicio a vacinação antes do próximo dia 21, em virtude da logística de distribuição a todas as Coordenadorias. De acordo com ele, a ideia do Governo é dar inicio a imunização de forma simultânea em todo o RS. Ouça:
O Prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Sérgio Lasch, informou que o município está preparado, tendo o suprimento necessário para as imunizações. Ouça:
A Secretária de Saúde do Município de Victor Graeff, Nêmora Schreiner, informa à comunidade que já está sendo feito o levantamento de quantas seringas e agulhas serão necessárias e assim que as doses começarem a chegar, as pessoas serão vacinadas. Ouça:
Quando a possibilidade do início desta imunização ocorrer ainda esta semana, Nêmora se mostra entusiasmada, inclusive com todo o cronograma de logística e cuidado no armazenamento já está preparado para que estas doses sejam alocadas no município. Ouça:
Em Não-Me-Toque, a Secretária de Saúde, Liliane Erpen, destaca que, o município seguirá plano nacional de imunização, seguindo praticamente o que já é aplicado no plano de imunização da H1N1, sendo efetuada a vacinação de forma gradativa dos grupos prioritários.
Neste primeiro momento não há uma definição da quantidade a ser destinada para Não-Me-Toque, porém, já foi adiantado que ao município será entregue a vacina CoronaVac, confeccionada em parceria com o Instituto Butantan, sendo aplicada em duas etapas. Ouça:
Inicialmente havia uma projeção do recebimento de mil doses, no entanto, sendo prospectado apenas o recebimento de 50% desta quantia, mesmo assim, a quantia a ser recebida absorverá a demanda e os grupos prioritários serão imunizados. Ouça:
Liliane ainda enfatizou que o plano de trabalho já está todo ele estipulado, aguardando apenas a autorização por parte da coordenadoria de saúde, para a retirada das vacinas. Ouça: