O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, declarou em live que não irá cumprir as medidas de restrições impostas pela bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado. Lara disse que buscará a cogestão e afirmou que entrará com um mandado de segurança para não fechar o comércio local.
“Vamos trabalhar com o recurso de cogestão, para que possamos administrar as ações da cidade de forma independente. Caso não seja aceito, entraremos com o mandado de segurança para garantir o funcionamento dos setores, principalmente o comércio. Mantenham seus trabalhos porque vamos enfrentar esta bandeira preta com posição. Não ficaremos em polo passivo e não vamos permitir o fechamento do comércio em pleno Natal”, afirma o prefeito.
Bandeira Preta significa risco altíssimo de contaminação do coronavírus. A região de Bagé possui atualmente 71% de taxa de ocupação nos Leitos UTI Adulto, 20% de ocupação entre confirmados e suspeitos Covid-19 Fora de UTI Adulto e 12% de taxa de uso de respirador. Os números são “melhores” que da região de Cruz Alta, que foi a única a ser classificada em bandeira laranja.