O Journal Plos Biology publicou recentemente o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas. O documento apresenta os cientistas mais influentes do mundo. Entre os pesquisadores brasileiros estão o professor Dr. Álvaro Della Bona, docente da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da universidade de Passo Fundo (UPF) e o professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, docente da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e dos Programas de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp) e Ciências Ambientes (PPGCiamb).
De acordo com o professor Álvaro Della Bona, para a realização do estudo foram utilizadas as citações da base de dados Scopus. Essa base atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira e o impacto do pesquisador em um único ano, no caso da divulgação, o ano de 2019.
Para o docente, que é orientador no PPGOdonto, figurar na lista é um reconhecimento e uma felicidade. “Fico muito honrado e feliz por estar nesse seleto grupo de doutores dedicados a Odontologia. Sou único representante da Odontologia no Rio Grande do Sul e de todas as áreas do conhecimento na nossa região, entre os 100 mil cientistas mais influentes”, pontuou, ressaltando a importância dos espaços criados pela Instituição e o trabalho realizado pelos pesquisadores.
Barcellos explica que o ranking leva em conta as citações, ou seja, o quanto a ciência gerada na UPF está sendo utilizada no mundo. “É uma honra contribuir com a construção da ciência no mundo. Esse ranking é muito mais qualitativo do que quantitativo. Isso pontua o quanto o conhecimento que produzimos na UPF é importante e relevante, por isso, a pesquisa que realizamos é referência para cientistas do mundo todo”, observa o docente, que também orienta pesquisadores nos PPGBioexp e PPGCiamb.