A pandemia levou quase 60% dos consumidores a adiar as suas compras de bens e serviços, de acordo com sondagem especial realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) feita com 1.171 pessoas.
A pesquisa apontou com 58% dos brasileiros frearam o consumo. O principal motivo apontado para adiar as compras é a incerteza com relação à pandemia de Covid-19, com 53%. Já 31% dos consumidores afirmam que estão poupando por precaução. Os outros motivos são medo do desemprego (19%) e dificuldade de obter emprego (13%). Entre os 11,3% que apontaram demais motivos, muitos relataram a redução de consumo por causa da alta de preços e o preço do dólar.
A coordenadora das sondagens da Fundação Getúlio Vargas, Viviane Seda Bittecount, fala sobre o levantamento. “O consumidor continua se mantendo bastante cauteloso em relação à compra de bens ou serviços. Esse percentual é mais alto para as faixas de renda mais baixas, que foram as que mais sofreram na pandemia, com perda de emprego e suspensão de contrato de trabalho e estão com nível de endividamento mais alto”, declarou Viviane.