Início » Victor Graeff completa 55 anos de emancipação político-administrativa

Victor Graeff completa 55 anos de emancipação político-administrativa

por Grupo Ceres
82 visualizações

Nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, o município de Victor Graeff completa 55 anos de emancipação político-administrativa. Hoje o município é conhecido como o Celeiro Agrícola do Alto Jacuí e Cidade da Mais Bela Praça.

Conta-se que a colonização do Município de Victor Graeff, aconteceu por tropeiros que passavam pelo Arroio Cochinho e ali paravam para descansar e, matar a sede bebendo água das vertentes. Esses tropeiros tinham por destino a cidade de Cruz Alta e arredores.

As poucas famílias que por aqui passavam, fixaram-se aos arredores do arroio, formando uma vila, que recebeu o nome de Vila Cochinho, devido a um cocho localizado próximo às citadas vertentes que serviam para, além do abastecimento de água, a lavagem de roupas dos imigrantes que ali se estabeleceram. Assim o local tornou-se ponto de encontro, onde as donas de casa comentavam assuntos do povoado.

A Vila Cochinho recebia cada vez mais pessoas, assim foi crescendo e, em 23 de outubro do ano de 1965, surgiu o município de Victor Graeff. Uma homenagem ao advogado e grande político Victor Oscar Graeff, falecido durante o projeto emancipacionista e um dos grandes responsáveis pela emancipação do município.

Depois de homologada a instalação do município, foi nomeado o Sr. Norberto Barth como Interventor Federal, através de procuração enviada ao Chefe da Procuradoria Geral do Rio Grande do Sul, pelo Presidente da República Marechal Humberto Alencar Castelo Branco.

Seguiu-se após, a eleição de Prefeitos por nove mandatos, todos eleitos pelo voto direto. O primeiro Prefeito Municipal eleito foi o Sr. Wolny Dias Rodrigues no ano de 1968, assumindo o cargo em 1969.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade