O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou na tarde desta quarta-feira (14), o cronograma e protocolos para o retorno ás aulas presenciais nas escolas estaduais. As aulas estão suspensas desde o dia 19 de março. O anúncio foi realizado junto ao secretário da educação, Faisal Karam, e a secretária de saúde, Arita Bergmann.
O retorno levará em consideração três fatores: assegurar direito à aprendizagem, prover atenção e assistência e evitar abandona e evasão. Para garantir a segurança sanitária, foram investidos R$ 15,3 milhões em equipamentos de proteção individual. No total serão R$ 270 milhões investidos em aprendizagem, capacitação, contratação de professores, profissionais de apoio e matérias de desinfecção.
Os alunos ficarão três horas em aula presencial e duas horas de forma híbrida e as turmas serão divididas. O Ensino Médio e técnico retorna a partir de 20 de outubro. Os anos finais do Ensino Fundamental retorna a partir de 28 de outubro. Já os anos iniciais do Ensino Fundamental retorna a partir de 12 de novembro.
Através de videoconferência, o governador Eduardo Leite, trouxe mais detalhes dos cronogramas e protocolos. Ouça: