A Nova Ceres dá início nesta terça-feira, dia 13, à série de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice de Não-Me-Toque. Desta terça, até a sexta-feira, dia 16, os candidatos das quatro chapas majoritárias estarão falando aos ouvintes da Nova Ceres, por uma hora, a partir das 9h da manhã.
Os primeiros a participarem foram os candidatos do Partido Progressistas, Paulo Malaquias e Delegado Arlindo Círio da Cunha, entrevistados pelos repórteres Marcelo Flipp e Jussara Sirena.
No inicio de sua entrevista Paulo Malaquias falou da proposta de reativar um conselho comunitário para debate de assuntos relacionados ao desenvolvimento do município e também o gabinete aberto, em que a população terá acesso aos chefes do executivo municipal.
Em sua participação Malaquias fez um comparativo entre o que se tem de gasto no legislativo atualmente e quando ele esteve no cargo entre as décadas de 80 e 90.
Perguntados sobre o que acham sobre o salário atual do prefeito o candidato Malaquias julgou como justo o valor dada a sua responsabilidade, já o vice Arlindo falou de sua tranquilidade financeira de forma particular e que não se preocupa sobre qual será seu ganho por representar a população, mas sim justificar o ganho com o trabalho desenvolvido.
Na sequencia o candidato a vice-prefeito foi indagado sobre quais qualidades lhe colocam em condição de participar do processo eleitoral, a resposta do candidato foi afirmando sua conduta justa e acessível, preocupado em especial em estar se eleito disponível para que qualquer cidadão tenha acesso ao seu gabinete para tratar do que for necessário.
Iniciando o segundo bloco do programa de entrevistas os candidatos do PP foram perguntados sobre as propostas para a área da educação. Mais uma vez o candidato Malaquias iniciou relacionando os recursos gastos pelo legislativo que na sua avaliação podem ser economizados para o investimento na educação. As propostas principais estão relacionadas a implementação de mais tecnologia nas escolas.
O candidato Malaquias demonstrou especial preocupação com os recursos da Câmara de Vereadores, citando em várias oportunidades a gestão de recursos deste poder, apontando inclusive como desnecessárias as saídas do município para encaminhamento de projetos e busca de recursos na capital Estadual ou na capital Federal. O candidato à vice Arlindo avalio que a pandemia ensinou sobre o uso da internet para reuniões on-line em substituição aos encontros pessoais.
Em uma nova pergunta os candidatos responderam sobre a eficiência dos serviços públicos e os cargos ocupados. Mais uma vez o candidato iniciou resposta apontando o que acontece no legislativo, logo após falou de sua intenção de estudar a possibilidade de elevar servidores para cargos de gestão como secretários. Na opinião de Malaquias o número de servidores ainda é deficitário em algumas secretarias e a defesa da chapa é por uma valorização do funcionalismo.
Na mesma oportunidade o candidato a prefeito falou do seu perfil, que não é de tantas gargalhadas, porém sempre de respeito a todos com cumprimentos devidos e atenção necessária. O mesmo foi reafirmado pelo vice que citou a intenção de motivar os funcionários municipais para um bom trabalho.
Em uma nova questão relacionada ao entrosamento do Partido Progressista com os governos Estadual e Federal o candidato a Prefeito Paulo Malaquias relacionou ao melhor uso das influencias locais e eventos como a Expodireto para que as propostas de Não-Me-Toque sejam atendidas pelos governantes do Estado e do País.
Em quesito de economia os candidatos foram questionados sobre como retomar a economia do município no pós pandemia, mais uma vez a solução inicial foi a citação de redirecionamento de recursos da Câmara de Vereadores para o que for necessário nesta área. O candidato a Prefeito Paulo Malaquias citou que em nosso município mais de três mil pessoas foram beneficiadas pelo auxilio emergencial o que garantiu renda a muitas famílias. O candidato a vice Arlindo citou que o Governo Federal está dando incentivos para que os empresários possam manter ou retomar suas empresas com o uso de créditos bancários.
A última pergunta da entrevista ao candidato a vice esteve a proposta do plano de governo do partido a qualificação do serviços públicos para o melhor atendimento ao cidadão. O candidato a vice respondeu que por sua experiência no serviço público como delegado tem a certeza de que essa capacitação precisa ser constante, associada a uma valorização dos servidores para que estes sempre estejam motivados a cumprir suas atividades.
Já a última pergunta direcionada ao candidato a prefeito Paulo Malaquias foi sobre qual projeto pode ser o divisor de águas em nosso município. A resposta do candidato foi citando a intenção de se implantar em Não-Me-Toque uma usina asfáltica que poderá beneficiar a cidade e o interior. Ainda na questão o candidato citou o interesse de avançar sobre todas as áreas necessárias para a população em seu governo.
Ao fim da entrevista foram cedidos dois minutos para considerações finais. O candidato a vice Arlindo Círio da Cunha agradeceu a oportunidade da Nova Ceres e afirmou a intenção de apresentar um governo justo e transparente para toda a comunidade. Já o candidato a prefeito Paulo Malaquias fez uma chamada a comunidade pensante, aqueles interessados em debater o que o município precisa para que avalie o que está sendo feito e citou mais uma vez o legislativo com uma sugerida economia que possa financiar melhorias em áreas de maior necessidade.
A Nova Ceres vai dar continuidade a sequencia de entrevistas amanhã, quarta-feira, dia 14, quando será a vez da coligação Juntos Pela Mudança, dos candidatos Alberto Maurer, o Betinho, e Maiquel Junges. A quinta-feira, dia 15, a entrevista será com a chapa do MDB, dos candidatos Carlos Alberto Bacher, o Betão, e Andrea Erpen. Por fim, na sexta-feira, dia 16, estarão na Nova Ceres os candidatos do Democratas, Gilson Santos, o Maninho, e Gilson Trennepohl.