Fonte: G1 RS
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30) causaram a morte de pelo menos uma pessoa. Vanderlei Oliveira, de 53 anos, morreu soterrado após um deslizamento de terra causado pelo temporal em Nova Prata, na Serra, por volta das 11h30.
Segundo a Polícia Civil, ele foi socorrido pelos bombeiros, que o encontraram embaixo dos escombros de um tapume que ajudava a erguer na encosta de uma construção, no loteamento Clivatti. Ele chegou a ser levado para o Hospital São João Batista, mas não resistiu.
De acordo com a polícia, ele era morador de Bento Gonçalves.
Estragos na Serra e no Norte
Em boletim divulgado no fim da tarde, a Defesa Civil registrou ainda três pessoas feridas durante o conserto a residências destelhadas.
Uma equipe foi a Iraí, na Região Norte, auxiliar as autoridades locais, já que cerca de 300 casas foram destelhadas. Até o momento, 3 mil metros quadrados de lonas foram distribuídos para os reparos.
Também foram identificadas residências destelhadas e alagamentos em Cacique Doble, Tapejara, Itatiba do Sul, Carlos Gomes e Barracão, onde até mesmo o hospital municipal foi atingido.
Já em Lagoa Vermelha, um levantamento preliminar aponta que 80 casas foram atingidas parcial ou totalmente devido a fortes rajadas de vento no começo da tarde. De acordo com a Somar Meteorologia, os ventos chegaram a 101,9km/h, por volta das 14h, e, em Erechim, as rajadas alcançaram 100,4km/h.
Na Serra, o vendaval de cerca de 90km/h derrubou árvores e bloqueou trechos da BR-116 entre Vacaria e Campestre da Serra. Algumas casas no interior foram bastante danificadas, inclusive com destelhamento.
A ERS-448 foi bloqueada totalmente no acesso a Nova Roma do Sul. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), houve deslizamento de base e de asfalto.
Em Muitos Capões, postes de luz caíram e uma agência bancária ficou destruída. Em São Marcos, houve registro de granizo durante a tarde. Guaporé também registrou grande quantidade de chuva em poucas horas.