Com a divulgação de um novo boletim epidemiológico, Não-Me-Toque chega ao seu 13º registro de infectados pelo Novo Coronavírus e destes oito já estão curados e recuperados.
O Secretário Marco Costa, titular da Secretaria da Saúde do Município, confirmou mais um caso na noite desta terça-feira (12) e também a internação de um segundo Paciente. Costa também diz estar aguardando mais um teste que pode ser o 14º caso. “Temos mais um caso confirmado ontem (terça), trata-se de um homem com 30 anos praticamente assintomático. Temos ainda mais um paciente, internado na ala Covid do Hospital Notre Dame, que provavelmente será testado hoje, ele está estável e em boas condições e esse, se for confirmado, viria a ser o 14º caso”, planificou o Secretário.
O aumento no número de casos, também traz uma maior atenção por parte dos órgãos de saúde do Município. “Estamos aumentando a fiscalização com a nossa Vigilância Sanitária, a questão da entrada da cidade se tem como um grande dificultador, o número de empresas de porte maior e que trazem mão-de-obra externa (de outros municípios) também”, pondera.
Marco Costa diz que novas ações estão sendo estudadas. Não descartando nenhuma possibilidade, o Secretário diz que barreiras sanitárias podem ocorrer, mas que não há comprovação de sua efetividade. “É uma medida que talvez a gente possa adotar no futuro, mas a gente está observando também e avaliando, que municípios que adotaram medidas semelhantes não tiveram tanta efetividade, especialmente essa do controle sanitário da cidade”, avaliou. Lembrando de municípios vizinho, como Tapera que não tem nenhum caso registrado e adota a barreira na entrada da cidade, Costa considera que “Tapera tem uma circulação expressivamente menor de pessoas de outras cidades e cabe lembrar que aqui (Não-Me-Toque) tivemos a grande maioria dos casos de pessoas que contraíram externamente, de pessoas que viajaram, somente o nosso 12º caso foi de contaminação comunitária. Talvez Tapera tenha sido mais efetivo por conta da menor circulação. Mas lembro também de Espumoso, do ladinho de Tapera, que também adotou medidas drásticas e mesmo assim teve o registro de oito casos”.
Segundo o titular da saúde, “a maior ferramenta ainda, está comprovado em todos os estudos e recomendado pelo Ministério da Saúde, são os cuidados de isolamento e distanciamento social e, no nosso caso aqui em Não-Me-Toque, todos os cuidados que estamos tendo com as empresas com a Vigilância Sanitária atuando em todos os locais”.
Região
Além de Tapera que ainda não testou nenhum caso positivo para a Covid-19 e Espumoso com oito casos; na Região está Carazinho com 18 registros de infecção; Victor Gräef com 4; Saldanha Marinho com 22 casos e 1 morte. Nos limites de Não-Me-Toque, os municípios de Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Santo Antônio do Planalto não têm casos confirmados.