Início » Mais dois casos de Covid-19 são confirmados em Não-Me-Toque

Mais dois casos de Covid-19 são confirmados em Não-Me-Toque

por Grupo Ceres
81 visualizações

Confirmando o que já havia sido anunciado de forma extraoficial, o Prefeito Pedro Paulo da Rosa, de Não-Me-Toque, convocou entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (11) para ratificar a condição de flexibilização do funcionamento do comércio local a partir da nova cor de bandeira (agora laranja para a região de abrangência de Não-Me-Toque) no zoneamento estadual e do novo decreto do Governo do Estado, publicado ainda neste domingo (10).

Depois de feitas as devidas análises administrativa e jurídica, o Município de Não-Me-Toque está voltando, de forma gradual, à normalização do funcionamento do comércio local. “Ele (Governador) colocou que saímos da zona vermelha e fomos para a zona laranja, existe a possibilidade de flexibilizar a abertura do nosso comércio, seguindo todos os cuidados e os protocolos de higienização que já estavam sendo feitos”, indicou o Prefeito.

Segundo Pedro Paulo da Rosa, um novo decreto está sendo editado, confirmando a condição de flexibilização e a expectativa da volta à normalidade. “A situação é essa, o Governador fez a publicação ontem (domingo) e já estamos aqui tomando as devidas providências para que o nosso comércio voltar a trabalhar e fazer com que as coisas comecem, rotineiramente, a voltar à normalidade”, avaliou.

Questionado sobre o que aconteceu após o fechamento do comércio em Não-Me-Toque, quando o município de Carazinho seguiu com o funcionamento normal de seus estabelecimentos, Pedro Paulo disse que também não entendeu as diferentes determinações do Ministério Público. “A Comarca de Não-Me-Toque fez outra determinação, diferente da de Carazinho. O Ministério Público (MP) nos deu 24 horas para decretar o fechamento e cumprir a determinação do Governo do Estado. Cada município teve que cumprir o que foi determinado, até não sei porque não foi a mesma determinação para cada Comarca, não sei porque lá o não foi atendido (a determinação do MP)e porque em cada município houve uma determinação diferente”, explicou o mandatário. Na sexta-feira (8) em entrevista à Nova Ceres, o Prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, disse que “negociou” o fechamento do comércio pedindo adiamentos na decisão, permitindo assim que o movimento de negócios na tradicional data de dia das mães não fosse afetada.

Já Marco Costa, secretário Municipal da Saúde, destacou que o novo decreto estadual é mais claro e com bases mais técnicas. “Temos agora critérios mais claros, um protocolo de distanciamento social com bastantes critérios técnicos e científicos que vão orientar nessas tomadas de decisões. É bem mais abrangente, traz uma série de conceitos que ainda não haviam”, atenta Costa, lembrando que o novo decreto “flexibiliza as atividades, mas não é uma flexibilização total, muitos segmentos ainda terão muitas restrições e alguma dificuldade de voltar”.

MAIS DOIS CASOS

Durante a coletiva, fim da manhã, o Secretário da Saúde de Não-Me-Toque aguardava para a tarde desta segunda-feira os novos dados laboratoriais dos testes feitos no município.

Já durante tarde os dados foram atualizados e mais dois casos foram confirmados, chegando agora às 12 confirmações de infectados com o novo Coronavírus, tendo uma pessoa hospitalizada. De sexta-feira (8), até esta segunda-feira (11) foram 3 novos casos.

Por outro lado, o número de recuperados da Covid-19 subiu de cinco para sete. Dois casos ainda seguem com resultados sendo aguardados do Lacen.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade