Início » Dia D de imunização contra a gripe é suspenso

Dia D de imunização contra a gripe é suspenso

por Grupo Ceres
78 visualizações

O calendário da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, tinha previsto para esta sexta-feira, dia 8, o início da 3ª fase, quando serão vacinadas as crianças de seis meses aos seis anos incompletos.

A enfermeira Liliane Kraemer Erpen, Coordenadora de Epidemiologia e Imunologia da Secretaria Municipal da Saúde de Não-Me-Toque, alerta sobre essa alteração. “Houve uma alteração na terceira fase, quando serão vacinadas as crianças a partir do sexto mês de vida até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Essa fase era para iniciar no dia D, que seria neste dia 9 de maio, e esse dia D foi cancelado pelo Ministério da Saúde, então, agora no próximo sábado não haverá  a vacinação nos postos, nem no Centro Municipal de Saúde”, enfatizou a Enfermeira, lembrando que a 3ª fase, para a vacinação das crianças, terá início na próxima segunda-feira, dia 9, se estendendo até o dia 17 de maio.

Segundo Liliane, o cancelamento do Dia D e o adiamento para o início da imunização às crianças foi motivado por “fatores técnicos, logísticos, entrega do laboratório produtor da vacina e o número insuficiente de vacinas para vacinar no Dia D em todos os postos de saúde”, além da obediência à estratégia de evitar aglomerações a partir do distanciamento social.

Além das crianças, nessa terceira fase também poderão ser imunizadas as pessoas com deficiência, puérperas até 45 dias pós-parto. Liliane lembra que todas as pessoas dos grupos autorizados à imunização nas 1ª e 2ª fases, poderão seguir recebendo as vacinas em caso de ainda não terem comparecido.

Também está previsto para o período de 18 de maio à 5 de junho, a 2ª etapa da 3ª fase, destinado à vacinação de adultos dos 55 anos aos 59 anos de idade e professores das escolas das redes pública e privada. “Dessa forma estamos conseguindo vacinar, ninguém que veio até o Centro de Saúde ficou sem vacinar”, destaca.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% para cada um dos públicos prioritários. Conforme relatado pela Enfermeira Liliane Erpen, até o momento já se alcançou 97% dos idosos, mais de 100% dos profissionais de saúde, além das pessoas com doenças crônicas (das quais não há meta), totalizando até o momento um índice maior que o estipulado.

Conforme a Coordenadora, “como as vacinas estão sendo recebidas semanalmente, o setor está realizando o agendamento” para a vacinação nas quinta-feiras, que pode ser feito pelo telefone, ou Whats App 54 9 9633 5914.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade