Início » Região pede ao governo do Estado para comércio poder voltar a funcionar

Região pede ao governo do Estado para comércio poder voltar a funcionar

por Grupo Ceres
89 visualizações

A atenção que municípios da Região – limítrofes a Não-Me-toque – têm dado aos protocolos de isolamento social, higiene e proteção no combate ao Novo Coronavírus, tem chamado atenção positivamente e apresentado resultados práticos, como os números mínimos de contaminação.

Mesmo assim, com um controle bastante intenso das condições em cada comunidade, essas localidades acabaram por terem que cumprir com algumas obrigações de restrição em virtude de estarem dentro da zona de alto risco (bandeira vermelha) estipulada pelo governo do Estado, colocando, além de Não-Me-Toque, Victor Gräef, Carazinho, Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Santo Antônio do Planalto, e outros municípios próximos, sob os mesmos riscos que Passo Fundo, onde os casos da Covid-19 já superam os 220 e os óbitos em decorrência somam 17.

Nesse contexto, o prefeito Cláudio Alflen, de Victor Gräef, que responde como presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), entende que esse zoneamento pode ser revisto, principalmente pelos reflexos econômicos que estão sendo sentidos. “Estamos tentando sensibilizar o governo do Estado, principalmente nessa questão do distanciamento social e das regras que os municípios estão cumprindo, mas que houvesse a possibilidade de permitir ao comércio que trabalhasse, então, encaminhamos (Amaja) uma minuta ao Governo e ao Comitê de Crise, no sentido de que reavaliasse as restrições a estes municípios, onde muitos não têm nenhum caso registrado”, revelou Alflen, lembrando que não houve nenhuma manifestação de retorno.

Na abrangência dos municípios de margeiam Não-Me-Toque (que tem 9 casos, com 5 curados), há casos confirmados apenas em Carazinho (15 registros, sendo destes 7 já curados). Inclusive, em Carazinho não há restrições de funcionamento ao comércio, apenas exigências de cuidados, como o uso de máscara à toda a população e álcool gel.

Nos demais municípios (Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Santo Antônio do Planalto e Victor Gräef), estão com restrições ao funcionamento do comércio, apenas com os serviços essenciais em funcionamento. Estendendo a abrangência dos vizinhos de Não-Me-Toque, cabe destacar que Tapera é onde se observam as ações mais restritivas, com toque de recolher à noite e barreira sanitária para orientação e verificação de temperatura nas principais entradas da cidade.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade