Uma organização de portas abertas para a inclusão é o que os participantes da nova turma do Programa Aprendiz Cooperativo PCDs encontraram ao iniciar as atividades teóricas e práticas na cooperativa. Essa é a segunda turma de aprendizes e há uma expectativa positiva para o desenvolvimento das ações e o progresso dos alunos no trabalho junto aos setores.
O objetivo principal do programa vai muito além da qualificação para o mercado de trabalho. A Cotrijal acredita que investindo em jovens talentos é possível romper barreiras e evoluir nas mais diferentes áreas. “O Aprendiz Cooperativo PCDs contrtibui com a superação de limitações devido à deficiência, prepara o jovem para o trabalho, proporcionando sua qualificação, e abre a possibilidade de qualificar sua renda, fortalecendo a autoestima e vínculos sociais e familiares”, explica a psicóloga e analista de DHO da Cotrijal, Daiane Bettim.
De acordo com a coordenadora do programa Aprendiz Cooperativo da Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Coeducars), Fátima Hallal, a inclusão é ao mesmo tempo um desafio e uma necessidade para as organizações. “Trata-se de uma soma de experiências. O trabalhador passa a conviver com outras pessoas, interagir, e a convivência permite que o preconceito seja minimizado. Já para as organizações é uma oportunidade de ampliar o horizonte do relacionamento, através do crescimento de outras experiências de vida”.
Aprendiz Cooperativo PCDs 2019
Até dezembro de 2020, os aprendizes receberão informações sobre cidadania e trabalho, cooperativismo, empreendedorismo, formação humana e científica, informática, administração, linguagem e comunicação, matemática comercial e financeira, escritório e apresentação para o mercado de trabalho.
A turma conta com 10 alunos e carga horária de 1000 horas. Os jovens têm a carteira de trabalho assinada como aprendiz assistente administrativo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal