Início » GOVERNO DÁ SINAL VERDE PARA INVESTIMENTO DE MEIO BILHÃO NO PORTO DE RIO GRANDE

GOVERNO DÁ SINAL VERDE PARA INVESTIMENTO DE MEIO BILHÃO NO PORTO DE RIO GRANDE

por Grupo Ceres
66 visualizações

Em reunião, no Palácio do Piratini, com o governo do Estado, Eduardo Leite, nesta quarta-feira (24), representantes da Cooperativa Central Gaúcha Ltda – CCGL (presidente, Caio Vianna, e o diretor-superintendente, Guillermo Dawson Júnior), com o apoio do presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, e do presidente da Cotrijal, Nei César Manica, conseguiram a autorização para o investimento de R$ 500 milhões em sua unidade portuária de Rio Grande: Termasa.

Com a ampliação, a capacidade de escoamento de produtos agrícolas da CCGL será quadruplicada. Atualmente, o chamado fluxo de expedição é de 1,5 mil toneladas por hora e saltará para 6 mil toneladas por hora e a capacidade de armazenagem passará de 278 mil toneladas para 778 mil toneladas.

“Nosso papel é ser um facilitador para que os investimentos necessários para o crescimento do RS ocorram”, destacou o governador, que esteve acompanhado do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e do superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima.

Manica, que também faz parte do Conselho da unidade portuária, comemorou o andamento do processo, estagnado há mais de nove anos, e com reflexo direto no escoamento da produção e nos negócios. “Uma grande conquista para as cooperativas, o Agro e a economia do Rio Grande do Sul”, destacou o dirigente da Cotrijal.

Com sede em Cruz Alta e, composta por 31 cooperativas, incluindo a Cotrijal, a CCGL é a operadora dos terminais Termasa e Tergrasa, responsáveis pelos serviços de recebimento, armazenagem e expedição de granéis agrícolas no Porto do Rio Grande. Juntos, os terminais representam cerca de 14% das movimentações da soja nacional e 52% de todos os grãos do Rio Grande do Sul.

Projeto – O projeto de ampliação prevê três anos para ser concluído, já que os navios seguirão operando durante a obra, e a expectativa é de se iniciar os trabalhos ainda neste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Com informações da assessoria de imprensa do governo RS.

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade