Com muita integração e protagonismo: assim foi o encontro de planejamento das Cooperativas Escolares da Sicredi Cooperação RS/SC, ocorrido nesta terça-feira, 02/04, em Carazinho. Participaram os alunos que fazem parte da diretoria e do conselho da Cooperativa Escolar União e Trabalho – Coounitra (EMEF Marcílio Dias, de Victor Graeff), e da Cooperativa Escolar Cooperabom (EMEF Carlos Gomes, de Não-Me-Toque). Os estudantes estiveram acompanhados das diretoras e das coordenadoras pedagógicas das escolas.
O vice-presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel, fez a abertura do encontro, onde destacou que o Sicredi valoriza e apoia a concretização de projetos educacionais como as Cooperativas Escolares, cumprindo com o propósito de auxiliar localmente o desenvolvimento econômico e social. “Nosso desejo é de que vocês aproveitem ao máximo esta oportunidade, afinal, as atividades aqui realizadas lhes impulsionarão a se tornarem cidadãos melhores, que participam ativamente de todos os setores de nossas comunidades”, aconselhou Diel.
Durante o dia, os sócios das Cooperativas Escolares participaram de trabalhos em grupos e de jogos cooperativos que destacaram o valor da cooperação, atuação em equipe, organização e distribuição de tarefas, tudo isso com o objetivo de concretizar as metas e propósitos de cada grupo. “O encontro teve o intuito de promover o protagonismo dos estudantes, a partir do planejamento das ações para o ano de 2019”, comenta a assessora pedagógica, Patrícia Brum Pacheco.
O aluno João Antônio Guadagnin é sócio fundador da Cooperabom e, atualmente, exerce o cargo de tesoureiro na diretoria da Cooperativa Escolar. “Para mim, a experiência está sendo muito boa, pois desenvolvemos a nossa aprendizagem e o nosso espírito cooperativo, conhecemos novas pessoas e entendemos o funcionamento de uma Cooperativa”, comenta. Para ele, o dia de planejamento destacou a importância do diálogo entre os integrantes da Cooperativa e esclareceu sobre a função de cada cargo da diretoria.
“Foi um momento muito especial, pois observamos que a cada ano que passa, os alunos desejam o fortalecimento e a sustentabilidade das Cooperativas Escolares, pensando em estratégias profissionais e concretas para reverter no desenvolvimento deles e do espaço escolar”, avalia a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Cooperação RS/SC, Ane Müller De La Canal.
As Cooperativas Escolares já têm diversas atividades programadas para o ano. Entre elas estão: Semana da Cooperação, Fórum Estadual de Cooperativas Escolares, Encontro Inter-regional de Cooperativas, oficinas de aprendizagem (comunicação, dicção e oratória, primeiros socorros) e oficinas de produção. Além disso, a Cooperabom realizará a Assembleia Geral Ordinária no próximo mês de maio, onde prestará contas e elegerá a nova diretoria.
Sobre as Cooperativas Escolares
As Cooperativas Escolares são associações de alunos com finalidade pedagógica, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da comunidade, sempre norteadas pelos valores e princípios universais do cooperativismo.
Para constituir uma Cooperativa Escolar, a escola deverá ter um ciclo completo do Programa a União Faz a Vida, programa social desenvolvido pelo Sicredi, e preferencialmente com o maior número de turmas fazendo uso da metodologia.
Mariângela Palmeira
Analista de Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing