Tornar o campo mais atrativo para que as novas gerações queiram permanecer na propriedade é um dos compromissos da Cotrijal. Além de projetos específicos para fortalecer relação entre pais e filhos e agregar valor ao negócio das famílias associadas, a cooperativa está sempre atenta às iniciativas que possam contribuir para o bom andamento desse processo. Foi o que revelou a pesquisa de mestrado, sob a temática “Sucessão em propriedades: como as cooperativas podem influenciar esse processo?”, realizada pela egressa da IMED e docente da Ulbra – Campus Carazinho, Luciane Soares de Medeiros. O resultado desse trabalho foi apresentado à direção da cooperativa, nesta quinta-feira, 26.
O case da Cotrijal, dentro de disciplina de mestrado em Administração, foi apresentado, em junho, em Congresso Mundial de Agronegócio, em Buenos Aires, na Argentina. O evento debateu temas como inovação, tecnologia, sustentabilidade, governança e as perspectivas do agronegócio mundial.
Na pesquisa, que envolveu mais de 230 produtores rurais da região Norte do Estado, foi detectado que os jovens estão muito atentos às novidades e que a cooperativa possui trabalhos com excelentes resultados envolvendo famílias, jovens, a liderança mirim, além de ações na Expodireto e o Projeto Jovem Aprendiz no Campo.
“Quem decide ficar no campo, precisa ter paixão, gostar da atividade. É nessa linha que a Cotrijal trabalha”, destacou o vice-presidente, Enio Schroeder.
O estudo teve a orientação do coordenador do mestrado de Administração da IMED, Vitor Francisco Dalla Corte, e a contribuição do doutor em Agronegócio e agrônomo, Dieison Pivoto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal