Devido a preocupação com a futura falta de espaço no Cemitério Católico, a Paróquia Cristo Rei está mapeando o cemitério, para avaliar quais túmulos estão abandonados. São considerados túmulos abandonados aqueles que não possuem identificação ou há uma visível falta de cuidado.
Após a data de finados (02/11), será feito uma demarcação de túmulos considerados abandonados, chamando os familiares para regularizar a situação. Caso não apareça nenhum familiar, os restos serão exumados e colocados em um memorial que será construído nos próximos meses no próprio cemitério.
Também está sendo encaminhado um projeto de gavetas (cemitério vertical), pois daqui a algum tempo não terá mais terreno para os túmulos e será uma forma mais viável para manter o cemitério católico ativo.
O Cemitério Católico de Não-Me-Toque é particular e visa atender apenas os membros participantes da comunidade.
FURTOS EM TÚMULOS
Em entrevista para a Rádio, o pároco Frei Laerte Reis comentou sobre os furtos em túmulos no Cemitério Católico de Não-Me-Toque: “Eu creio que essa profanação de túmulos, quebras, roubos, para mim é gente de fora, porque já foi roubado em Rincão Doce, Arroio Bonito, Invernadinha, Colônia Vargas…, são cemitérios que foram depredados. Agora o que eu me questiono na verdade, é quem compra isto? Porque é visível que são coisas de cemitério, é visível que é coisa roubada, quem compra tem que denunciar. Então quem compra e não denuncia, faz parte do crime”.