Início » Passo Fundo registra primeiro óbito do ano por gripe H1N1

Passo Fundo registra primeiro óbito do ano por gripe H1N1

por Grupo Ceres
80 visualizações

Passo Fundo registrou o primeiro óbito do ano em decorrência do vírus da gripe Influenza A – H1N1. A informação foi confirmada pela 6ª Coordenadoria Regional da Saúde. A vítima, um senhor de 69 anos, possuía problemas cardiovasculares e não estava vacinado. Ele faleceu no último domingo (8).

Além desse, há mais um caso de H1N1 na cidade. Uma senhora, de 77 anos, não vacinada, que segue internada no Hospital São Vicente de Paulo. A informação mais recente é de que ela se recupera bem. O que também chama atenção é que ambos pertencem ao grupo prioritário, tanto pela faixa etária, quanto pela comorbidade. A senhora tem obesidade, é cardiopata, diabética e pneumopata.

Desde o início do ano, mais de 130 amostras foram enviadas para Porto Alegre para investigação. Na região foram confirmados ainda mais 18 casos de H3N2, que é um vírus gripal considerado normal para a época. Eles são de Passo Fundo, Carazinho, Pontão e Água Santa. O enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica da 6ª Coordenadoria, Gilberto Santetti, alerta que as pessoas em estado gripal, com febre alta, dor no corpo, tosse e secreção respiratória, devem procurar o atendimento médico o mais breve possível para evitar os sinais de gravidade.

A recomendação é principalmente para os grupos de risco, como crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas. Santetti explica que todos os pacientes que internarem nos hospitais com dificuldades respiratórias, é feita a coleta de uma mostra de secreção respiratória, ela é encaminhada para o laboratório central do Estado e o resultado sai em dois ou três dias, mas enquanto isso o paciente já recebe o tratamento. O enfermeiro ressalta que todo o caso de gripe, independente do quadro geral do paciente, merece atenção.

Conforme o último levantamento, 72.842 pessoas receberam a vacina contra a gripe em Passo Fundo. Desses, 23.360 idosos e 13.657 com comorbidade. As doses estão disponíveis na rede pública de saúde.

 

Créditos: Rádio Uirapuru. 

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade