Na manhã desta sexta-feira (06/07), foi inaugurado em Victor Graeff uma unidade da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, em um terreno de área igual a 496.519,76 m² localizado na Localidade de São José da Glória, as margens da BR-386. O evento contou com a presença do governador do estado, José Ivo Sartori.
Em entrevista para a Rádio Ceres, o diretor de novos negócios da companhia, Leomir Girondi, falou sobre a expectativa dessa novo investimento para a região.
“Estamos chegando aqui na região norte do estado, uma região importante para o Rio Grande do Sul, que tinha uma demanda e uma carência muito grande na questão ambiental, principalmente na área de destinação de resíduos urbanos. A CRVR tinha essa divida com a região norte do estado, mas é um empreendimento sonhado, projetado e que foi construído com muita segurança, seriedade e certamente agora por 20 ou mais anos vai atender essa região”, declarou o diretor.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Nienow, esteve no ato de inauguração representando o poder executivo e comentou sobre a importância da companhia para a cidade.
“Certamente, nós como vizinho município vizinho, vamos ter ganhos com essa inauguração dessa obra importantíssima para a região toda. Nós temos um contrato em vigor que está funcionando de acordo com a licitação feita, mas esse contrato tem vencimento e no momento que vencer certamente vai ser levado em consideração de que o lixo do município de Não-Me-Toque não precisa mais ser levado à Palmeiras das Missões, onde está sendo levado hoje. Só aí, independente de empresa que for a ganhadora da nova licitação, vai ter que levar em consideração de que a distância não será a mesma da que está acontecendo hoje para fazer o transporte e a destinação do lixo”, declarou o secretário.
O empreendimento visa atender inicialmente 103 município da região norte do Estado, somando cerca de 850 mil habitantes.
Texto: Pedro Borghetti
Foto: Cristiano Lima.