Após uma decisão tomada em conjunto entre a direção do Presídio de Carazinho, representantes da Delegacia Regional da Susepe e da Vara de Execuções Criminais ficou decidido em um primeiro momento que os apenados do semiaberto que estavam alojados no albergue do Instituto Penal serão liberados sendo necessário a apresentação no Pecar às 9h. ”Após uma reunião realizada ontem depois do incêndio, a Justiça decidiu liberá-los para ir para casa na noite e retornar pela manhã, pelo menos até a próxima quarta-feira”, disse Márcia Daumling, diretora do Pecar durante entrevista para a Rádio Gazeta AM.
A diretora comentou ainda que esta decisão pode mudar a qualquer momento, tendo em vista que uma reunião irá ocorrer nesta tarde de segunda-feira às 14h no Fórum. ”Nosso objetivo principal é tentar a transferência destes apenados e ainda um monitoramento eletrônico”, comentou a diretora.
Relembre o caso
Um incêndio de grandes proporções ocorreu neste domingo (25) no Instituto Penal de Carazinho que fica ao lado do Presídio Estadual de Carazinho. As chamas iniciaram por volta das 13h30 e foram controladas antes das 16h por bombeiros que utilizaram dois caminhões.
Em entrevista para a Rádio Gazeta AM, a diretora do Pecar, Márcia Daumling, disse que no momento das chamas estavam 108 apenados e a capacidade é para 64. Nenhum detento do semiaberto ou agente penitenciário ficou ferido. “Uma perícia será realizada para sabermos as causas das chamas”, comentou a diretora.
Após serem retirados do local, os detentos ficaram no pátio e aguardam uma definição do juiz da Vara de Execuções Criminais sobre onde serão realocados.
Este é o segundo incêndio que atinge o local em menos de dois anos. No final de 2016 outro incêndio danificou boa parte da estrutura.
Fonte: Portal Gazeta 670