Início » Troféu Semente de Ouro homenageará Carlos Sperotto (In Memoriam)

Troféu Semente de Ouro homenageará Carlos Sperotto (In Memoriam)

por Grupo Ceres
43 visualizações

 

 sperotto

Carlos Rivaci Sperotto (In Memoriam), presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) será o homenageado da 14ª edição do Troféu Semente de Ouro. A definição ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), em reunião realizada pela presidente do Poder Legislativo de Não-Me-Toque, Marina Fátima Trennepohl Crestani – Neca com o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

O Troféu Semente de Ouro será entregue à familiares de Sperotto, no dia 05 de março, às 16h30min, no Auditório Central, da 19ª Expodireto Cotrijal.

Sperotto foi presidente da Farsul por mais de 15 anos, sendo o líder que mais tempo permaneceu no cargo. Em 2015, ele venceu mais uma eleição para presidência da entidade, para o triênio 2016/2017/2018. Muito engajado no setor rural, o presidente da Farsul, ainda acumulava a presidência do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae RS) e era também vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Natural de Palmeira das Missões, era médico veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de produtor de grãos e criador de ovinos.

Durante os seus mandatos, Sperotto protagonizou embates com o Movimento do Sem Terra (MST), devido a invasões de propriedades, também lutou pela regulamentação do plantio de soja transgênica no Estado e esteve à frente das negociações com Brasília para resolver o problema de dívidas dos produtores.

Sperotto faleceu no dia 23 de dezembro de 2017, aos 79 anos, vítima de câncer no esôfago. Em entrevista ao portal do Canal Rural, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ressaltou o legado deixado por Sperotto no comando da Farsul e vislumbrou o futuro da entidade. “Ele foi uma pessoa fantástica, um excelente amigo e lutador que deixa uma história bonita e tenho certeza que a sequência da Farsul, pelos seus diretores, saberão conduzir muito junto com seus sindicatos essa história que ele nos deixa.”

    O Troféu:

O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal nº 3.046, por solicitação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. Em treze edições, já foram homenageados: o presidente da Cotrijal Nei César Mânica – 2005; diretora da revista Plantio Direto Juliana Borges – 2006; governador (2003-2006), Germano Rigotto – 2007; Emater/Ascar-RS – 2008; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – 2009; governadora Yeda Crusius – 2010; senadora Ana Amélia Lemos – 2011 – ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra – 2012; empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates – 2013; empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sergio Pinto – 2014; Stara – 2015, Odacir Klein – 2016 e Antônio Sartori – 2017.

A premiação tem como objetivo valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e consequentemente do agronegócio brasileiro.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade