Reportagem sobre sementes no Jornal da Cotrijal ganha prêmio estadual
Uma reportagem de quatro páginas na edição de janeiro de 2017 do Jornal da Cotrijal, que retrata a qualidade do trabalho da cooperativa na área de sementes, foi eleita a segunda melhor do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo. A premiação foi entregue na manhã desta quinta-feira, 7/12, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, e foi prestigiada por autoridades, lideranças do cooperativismo e jornalistas. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, e o vice-presidente, Enio Schroeder, também acompanharam o ato.
O texto é de autoria da jornalista Elisete Tonetto, com colaboração da jornalista Mayara Dalla Libera, que integram a equipe da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista (Decoop), área responsável pela produção do Jornal da Cotrijal e por toda a comunicação com o quadro social. “É uma conquista conjunta, porque todos trabalhamos, no setor, para levar a melhor informação ao quadro social e mostrar a preocupação da cooperativa em garantir bom resultado para o produtor”, destaca Elisete Tonetto.
Essa premiação reflete o grau de profissionalismo da Cotrijal ao trabalhar com a informação, avalia a gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Leila Mertins. “Foi a seriedade de nossa reportagem, com riqueza de dados, análises e números sobre o processo de produção e beneficiamento de sementes e seus resultados junto ao produtor, que conquistou os jurados”, ressalta.
Para a gerente, concursos como estes são uma oportunidade de levar o nome da Cotrijal e do cooperativismo para outros segmentos da sociedade, e devem ser incentivados.
O presidente da Cotrijal apontou que ao longo dos anos a cooperativa vem buscando profissionalizar as equipes de trabalho e bons resultados estão sendo colhidos. “É um marco na vida da jornalista e também para a Cotrijal, que ganha ainda mais visibilidade para a reportagem vencedora e para o assunto que é a qualidade de sementes”, avalia Nei César Mânica.
O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo é, na visão do vice-presidente Enio Schroeder, motivo de orgulho para toda a família Cotrijal. “A equipe da Cotrijal concorreu com jornalistas renomados do Estado e é um prestígio conquistar esta premiação, mostrando a seriedade e qualidade do trabalho de comunicação que é realizado durante todo o ano”, afirma.
A REPORTAGEM – A reportagem vencedora mostra o empenho da Cotrijal para alcançar ao produtor uma semente que reverta em bom resultado. Todo o processo de funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal (UBS), inaugurada em fevereiro de 2016, foi retratado, além das vantagens em usar sementes certificadas, revelando o comprometimento da direção da cooperativa, de gerentes, técnicos e colaboradores envolvidos no processo.
Confira a reportagem e a edição completa do Jornal da Cotrijal em http://www.cotrijal.com.br/jornaldigital/ver/27.
Prêmio para valorizar o cooperativismo
O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo foi instituído em 2015 pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Em sua terceira edição em 2017, recebeu 74 inscrições, em cinco categorias, e premiou com R$ 37,5 mil os autores – primeiro e segundo lugares – das melhores reportagens que abordaram o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho e suas boas práticas. “Queremos reconhecer, através da premiação, o bem que as cooperativas fazem para a sociedade”, disse o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
“Essa parceria com a Ocergs possibilitou divulgar o Rio Grande que dá certo, o trabalho competente das cooperativas, que mostram que em tempos de dificuldades devemos estar ainda mais unidos”, afirmou o governador do Estado, José Ivo Sartori, durante a solenidade. “Quem faz e gera as matérias são as cooperativas, mas precisamos dos jornalistas para divulgá-las”, completou o secretário da SDR, Tarcísio Minetto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Foto prêmio1: Jornalista Elisete Tonetto recebeu o prêmio das mãos do governador José Ivo Sartori
Foto prêmio2: Direção da Cotrijal com a equipe do Decoop