Início » Comunidade se une em prol da Doação de Sangue

Comunidade se une em prol da Doação de Sangue

por Grupo Ceres
49 visualizações

A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que todo cidadão pode ter, se você for um doador, você pode salvar a vida de 4 pessoas já que o seu sangue doado pode ser fracionado em quatro variados tipos de componentes sanguíneos. Após a coleta, o sangue passa por diversos tipos de testes e as unidades que apresentam reatividade sorológica, ou seja, possuem resultado positivo para doenças transmissíveis são descartadas.

O sábado (04) foi dia de solidariedade em Não-Me-Toque com mais uma campanha de doação de sangue, realizada dentro da programação do Novembro Azul. Em função da previsão de chuva, a Câmara de Vereadores juntamente com Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo decidiram adiar o evento “Um dia pela Vida”, contudo, a coleta de sangue, foi mantida no pátio da Igreja Cristo Rei e contou também com o apoio do Rotary e do Rotaract.

O Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Secretário Marco Costa, servidores públicos e membros da associação Amigos da Vida estiveram acompanhando a campanha que contou com grande participação da comunidade.

O Vice-Prefeito Pedro Paulo fez questão de acompanhar o processo de doação e destacou a importância de doar sangue. “É muito importante a consciência do cidadão ao fazer esse gesto voluntário, de carinho e de muita grandeza. Aproveito para parabenizar o atendimento, eu tive a oportunidade de conhecer os servidores e passo a passo do processo e fiquei muito feliz de ver como os doadores são tratados com muito carinho”, comentou o Vice-Prefeito.

Ao todo 122 pessoas estiveram participando da campanha onde foram coletadas 90 bolsas de sangue e 25 pessoas que não conseguiram realizar a doação ficaram cadastradas como doadores. Apesar de parecer um número pequeno comparado a proporção do Município, precisamos levar em conta que são pessoas que doaram, que conheceram o processo, que podem ser tornar doadoras, que sem a campanha não teriam vindo e que numa próxima campanha poderão ser acionadas ou até mesmo por conta própria realizarem doações periódicas.

“Queremos agradecer a cada uma destas pessoas que se dispuseram a realizar a doação, é gratificante ver essa solidariedade, que sem dúvidas estará salvando vidas! Esperamos que a cada dia esse número de doadores aumente”, comentou o Secretário de Saúde Marco Costa.

Jaques Petry
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque/RS.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade