Começou na última 2ª feira, 11 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação 2017. O principal objetivo é a atualização do cartão vacinal de crianças e adolescentes que estiverem em atraso, sendo o público-alvo da campanha menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).
No Rio Grande do Sul mais de 2 milhões de pessoas fazem parte dessa faixa etária. Neste ano a imunização será seletiva, ou seja, voltada apenas quem está com alguma dose pendente. A ação acontece até 22 de setembro e no dia 16 (sábado), a mobilização terá o seu Dia D, com a no Posto de Saúde Central para a aplicação das vacinas.
Realizada pelo Ministério da Saúde em todo o País, serão aplicadas as seguintes vacinas:
- BCG
- Dupla Adulto
- Febre Amarela
- Hepatite A
- Hepatite B
- HPV
- Meningocócica C
- Pentavalente
- Pneumocócica 10 Valente
- Poliomielite Oral e Inativada
- Rotavírus
- Tetra Viral
- Tríplice Bacteriana
- Tríplice Viral
Pais ou responsáveis deverão levar o cartão de vacina à unidade de saúde, para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. A caderneta é um documento que vamos precisar para toda a vida, por isso temos de guardá-la. Quem não tem, deve se dirigir ao local onde recebeu as doses, para solicitar a 2ª via.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não Me Toque/RS.