Início » Departamento de Meio Ambiente elimina ponto de descarte irregular de lixo

Departamento de Meio Ambiente elimina ponto de descarte irregular de lixo

por Grupo Ceres
65 visualizações

lixo1

Na última 3ª feira (18), o Departamento de Meio Ambiente, através de empresa especializada, realizou a coleta, transporte, descaracterização e destinação final ambientalmente correta dos resíduos contidos em um grande ponto de acumulação irregular de lixo localizado no Bairro Santo Antônio. O que chama a atenção da equipe do Departamento de Meio Ambiente é que todos os materiais que estavam depositados naquele local possuem uma alternativa para destinar de forma adequada e que não venha a ocasionar poluição ambiental e visual.
Portanto, a manutenção da cidade limpa e organizada não depende apenas da Administração Municipal, mas sim da colaboração da comunidade que precisa fazer sua parte. Para tanto, informamos qual o procedimento correto para destinação de alguns dos materiais que não são recolhidos pelo serviço de coleta municipal do lixo, como:
Sofás: podem ser descaracterizados, a espuma e o tecido acondicionados em sacolas plásticas que serão recolhidas pelo caminhão do lixo. A madeira pode ser cortada e utilizada em fogão à lenha ou churrasqueira.

MDF e compensado: Podem ser seccionados (cortados) e utilizados como lenha no fogão ou na churrasqueira.

Sucatas de metal, ferro, alumínio, zinco etc: podem ser encaminhadas para reciclagem, pois possuem valor econômico.

Embalagens de vidro: podem ser encaminhadas para reciclagem sem custos.

Colchões: podem ser descaracterizados e ensacados para recolhimento pelo caminhão do lixo ou entregues para empresa especializada.

Lixo eletroeletrônico: guardar em casa até a realização da campanha de coleta e destinação, realizada anualmente pela Prefeitura no mês de junho sem custos.

Latas de tinta, solventes e afins: após vazias podem ser encaminhadas para reciclagem por serem constituídas de metal.

Embalagens de óleo e lubrificantes; embalagens de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes; pilhas e baterias: entregar no local de compra ou a uma empresa especializada no recebimento desses resíduos.

Pneus: as empresas que vendem devem receber o produto após o uso e enviar para empresa especializada, uma dica seria o Ecoponto localizado na cidade de Passo Fundo, o qual funciona pela parte da manhã, não há custo para enviar para este local além do transporte e é emitido comprovante de destinação.

Óleo de cozinha: entregar em ponto de coleta (Mercado da Cotrijal, EMEF Santo Antônio, EMEF Waldomiro Graciano e CORSAN).

Materiais de construção inertes e restos de árvores: até 1 metro cúbico a prefeitura recolhe conforme o cronograma de coleta. Acima dessa quantidade deverá ser contratada empresa especializada para o recolhimento e destinação.

Após a eliminação deste ponto, o mesmo será isolado e passará a ser monitorado, sendo que pessoas poderão ser responsabilizadas e multadas conforme a Lei dos Crimes Ambientais (9605/98).
Caso houverem dúvidas ou denúncias, o cidadão poderá ligar ao Departamento de Meio Ambiente pelo fone 3332-3177.

lixo2
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não Me Toque/RS.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade