Início » Negócio familiar garantindo renda, o sucesso das Agroindústrias Não-Me-Toquenses

Negócio familiar garantindo renda, o sucesso das Agroindústrias Não-Me-Toquenses

por Grupo Ceres
53 visualizações

A Administração Municipal e Emater, visando desenvolver as agroindústrias familiares de Não-Me-Toque visitaram na quarta-feira (14), na Agroindústria e Abatedouro de Peixes Maurer e Schwantes, na localidade de Arroio Bonito, para conhecer o funcionamento de uma máquina descouradeira de peixes, um dos 25 projetos executados e adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER)

No município já são 25 projetos encaminhados através do Fundo, totalizando aproximadamente R$300.000,00 de investimentos, com subsídio de 80%.

Entre os diversos benefícios que projetos assim trazem aos pequenos agricultores um deles é melhorar e qualificar os empreendimentos rurais, como foi o caso. Para esta agroindústria a máquina foi uma inovação no processo produtivo, de acordo com o sócio do empreendimento Arcibaldo Schwantes, foi possível otimizar a produtividade por dia de abate e reduzir a penosidade no trabalho. Durante a visita foi entregue o certificado de autorização de uso do selo Sabor Gaúcho que contempla o acesso aos benefícios do Programa Estadual de Agroindústria Familiar.

Na oportunidade o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente Senhor Pedro Paulo Nienow falou da importância da integração das instituições no pleito de recursos para os agricultores, visando facilitar e fomentar a permanência do agricultor no meio rural. Além disso, complementou que viabilizar projetos de aquisição de equipamentos e melhorias infraestruturais, especialmente nas agroindústrias, também possuem um propósito específico, que é de obter a equivalência no SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte qual permite a comercialização intermunicipal dos produtos de origem animal produzidos aqui no município.

 

Jaques Petry
Jornalista (MTE 0018162/RS)
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não Me Toque/RS.

1

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade