Início » 1ª Conferência da Saúde da Mulher, elêge delegadas a Conferência Estadual.

1ª Conferência da Saúde da Mulher, elêge delegadas a Conferência Estadual.

por Grupo Ceres
45 visualizações

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque promoveram na noite de terça-feira (16), no Pavilhão Cristo Rei a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento contou com o apoio da Associação Amigos da Vida, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e OAB – Comissão da Mulher Advogada.
As Conferências são instituídas pela Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, e são instâncias colegiadas do SUS que promovem a discussão para proposição de Diretrizes para implementação das políticas públicas de saúde. Como espaço de deliberação coletiva, objetivam identificar a situação de saúde da população e suas necessidades e demandas, com a definição dos problemas e prioridades dos usuários.
Estiveram participando do evento o Prefeito Armando Carlos Roos, a Vereadora Marina Trennepohl Crestani, representando o Poder Legislativo, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Paulo Roberto Cervi e o Secretário Municipal de Saúde Marco Costa.
Os trabalhos desta conferência foram iniciados pela palestrante Valéska Machado da Silva Walber, Bacharel em Psicologia, especialista em abordagem sistêmica de casais, famílias e indivíduos, especialista em sexualidade humana e mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica.
Valéska voltou sua fala afim de auxiliar na discussão dos eixos principais da conferência, voltados a propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e também avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes, de forma ascendente, nos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.
Os eixos temáticos debatidos foram:
I – o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
II – o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.
III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres: e
IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social

Ao final da Conferência foram eleitas as delegadas a Conferência Estadual, que são:
Titulares
Luciana da Rosa, Carla Costa, Noeli D’Amarat e Kátia Trentin
Suplentes
Maria Angélica Barbosa de Oliveira, Maria Odete Huppes, Vânia Fleck e Alice Lemes de Mattos

“Foi um momento de discussão muito válido para nossa comunidade, afinal estiveram presentes mulheres não-me-toquenses de todas as idades e áreas, com visões diferentes porém com a mesma intenção, melhorar a qualidade de saúde para as mulheres. Agradecemos a presença de todos os participantes que nos auxiliaram na elaboração destas propostas que serão encaminhadas a conferência Estadual”, comenta o Secretário Marco Costa.
Jaques Petry
Jornalista (MTE 0018162/RS)
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não Me Toque/RS.

Delegados Escolhidos - Foto Helaine Zarth

 

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade