Início » ADMINISTRAÇÃO ELIMINA 51 PONTOS IRREGULARES DE LIXO

ADMINISTRAÇÃO ELIMINA 51 PONTOS IRREGULARES DE LIXO

por Grupo Ceres
71 visualizações

A Prefeitura de Não-Me-Toque, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou uma força-tarefa para acabar com 51 pontos irregulares de lixo no município.

Para realizar a ação um mapeamento destes pontos foi feito pelo departamento de Meio Ambiente para que posteriormente a empresa Santina Fantoni Hoscheidt – ME (Reciclagem Santo Expedito) executasse o trabalho de limpeza dos locais.

Ao todo foram retirados dos depósitos aproximadamente 40 m³ de resíduos, totalizando 5 cargas de caminhão mais 2 caçambas.

antes1antes3

 

depois1depois3

 

LIXO

Faça sua parte!

 A equipe do Meio Ambiente, através de seu secretário Pedro Paulo Nienow pede a colaboração de todos para manter a cidade limpa e organizada, sendo que esta responsabilidade não é apenas do poder público, mas sim compartilhada com os cidadãos.

Para tanto, informamos qual o procedimento correto para destinação de alguns dos materiais que não são recolhidos pelo serviço de coleta municipal do lixo, como:

Sofás: podem ser descaracterizados, a espuma e o tecido acondicionados em sacolas plásticas que serão recolhidas pelo caminhão do lixo. A madeira pode ser cortada e utilizada em fogão à lenha.

Colchões: podem ser descaracterizados e ensacados para recolhimento pelo caminhão do lixo ou entregues para empresa especializada.

Lixo eletroeletrônico: guardar em casa até a realização da campanha de coleta e destinação, realizada anualmente pela prefeitura no mês de junho.

Latas de tinta, solventes e afins: após vazias podem ser encaminhadas para reciclagem por serem constituídas de metal.

Embalagens de óleo e lubrificantes; embalagens de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes; pilhas e baterias: entregar no local de compra ou a uma empresa especializada no recebimento desses resíduos.

Pneus: as empresas que vendem devem receber o produto após o uso e enviar para empresa especializada, uma dica seria o Ecoponto localizado na cidade de Passo Fundo, o qual funciona pela parte da manhã, não há custo para enviar para este local além do transporte e é emitido comprovante de destinação.

Óleo de cozinha: entregar em ponto de coleta (Mercado da Cotrijal, EMEF Santo Antônio, EMEF Waldomiro Graciano e CORSAN).

Materiais de construção inertes e restos de árvores: até 1 metro cúbico a prefeitura recolhe conforme o cronograma de coleta. Acima dessa quantidade deverá ser contratada empresa especializada para o recolhimento e destinação.

 

Abaixo o cronograma dos serviços de coleta e transporte dos resíduos vegetais e resíduos de construção civil no perímetro urbano do município de Não-Me-Toque:

SETOR I – 1ª semana do mês:

Bairro Santo Antônio

Bairro Vila Nova

SETOR II – 2ª semana do mês:

Bairro Jardim

Boa Vista

Bairro Arlindo Hermes

Bairro Solano

SETOR III – 3ª semana do mês:

Bairro Industrial

Bairro Cohab

Bairro Ioris

Bairro São João

Núcleo Hab. Canela Doce

Núcleo Hab. Alfredo Alzírio Roos

SETOR IV – 4ª semana do mês:

Bairro Martini

Bairro Ipiranga

Bairro Viau

Bairro Vargas

Bairro Stara

CENTRO: Todas as sextas-feiras

OBSERVAÇÃO:

1) Os galhos e entulhos deverão ser colocados na via pública na véspera da semana da coleta;

2) Para recolhimento de entulhos em quantidade superior a 1 m³ deverá ser contratado serviço de empresa especializada

 

Depositar Lixo em qualquer lugar é CRIME!

 O depósito de lixo clandestino é Crime Ambiental, ficando o infrator sujeito a penalidade de multa conforme a Lei de Crimes Ambientais 9605/1998 e Decreto 6514/2008.

Cidadão, colabore com a fiscalização e denuncie! Além de estar ajudando a combater novos focos do Aedes Aegypti, você estará auxiliando na preservação do Meio Ambiente!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não Me Toque/RS.

lixolixeira

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade