A Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul. A informação, divulgada na sexta-feira (9) pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, tem como base a edição “500 Maiores do Sul”, publicação da Revista Amanhã que traz o ranking das 500 maiores e mais eficientes empresas da Região Sul em 2015.
A Cotrijal aparece como a 81ª colocada na Região Sul e 30ª colocada no Rio Grande do Sul, sendo a primeira entre as cooperativas agropecuárias gaúchas. O ranking é baseado no Valor Ponderado de Grandeza (VPG), um índice resultante do cálculo de diferentes indicadores patrimoniais e de desempenho financeiro.
A divulgação do ranking aponta também como as empresas conduziram seus negócios em um ano desafiador. “Ficamos felizes de constar em destaque neste ranking e conseguimos chegar ao recorde de faturamento no ano passado, de R$ 1,3 bilhão. Este resultado tem como base um eficiente planejamento estratégico e gestão dos negócios corporativos com engajamento de todas as partes interessadas: conselhos, líderes, direção, gestores, fornecedores, produtores, parceiros estratégicos e colaboradores”, ressalta o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.
Para o vice-presidente, Enio Schroeder, o comprometimento de toda a equipe Cotrijal, desde os colaboradores ao quadro social, atualmente composto por 6 mil associados, faz toda a diferença para o resultado crescente da cooperativa nos últimos anos. “É um trabalho conjunto, de parceria, que reverte em bons frutos para todos e o foco é sempre o melhor resultado para o produtor, que é o dono da cooperativa”, afirma.
A COTRIJAL
Fundação: 14 de setembro de 1957
Sede administrativa: Não-Me-Toque
Área de atuação: 32 municípios do Norte do Rio Grande do Sul
Unidades de recebimento de grãos: 56
Associados: 6 mil
Colaboradores: 1.520
Capacidade de armazenagem: 891 mil toneladas
Faturamento em 2015: R$ 1.351.579.662,00
Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal