Um engenheiro escocês se surpreendeu após encontrar nada mais, nada menos que uma garrafa com uma mensagem de 132 anos atrás, em um antigo farol de Barnhill, uma bairro da cidade de Dundee. Em entrevista à BBC, Ross Russell disse que encontrou o objeto durante uma inspeção no local.
O farol possui 209 anos e faz parte do Corsewall Lighthouse Hotel. Russell contou que ele e sua equipe retiraram a garrafa de um muro. Contudo, eles esperaram o faroleiro contratado do estabelecimento, Barry Miller, para abri-la. “Nós estávamos tremendo, especialmente eu“ relembrou Miller ao The New York Times. “Eu não conseguia manter minhas mãos paradas e li a mensagem para os outros rapazes“, contou.
Só ficou claro o quão raro o item era quando a mensagem foi retirada. Datado em 4 de setembro de 1892, o recado citava a equipe que trabalhou para erguer a lanterna no topo do farol. São eles: os engenheiros James Wells e James Brodie; o carpinteiro John Weswood e o operário David Scott, da empresa James Milne & Son Engineers, Milton House Works, Edimburgo.
Os homens trabalharam no local entre maio a setembro daquele ano, sob o comando do responsável pela obra, John Wilson, o 1º assistente John B. Henderson, e o 2º assistente John Lockhart. A lanterna foi reacendida em 15 de setembro de 1892. O recado ainda creditava a empresa James Dove & Co Engineers, Greenside, Edimburgo, que forneceu a lente e a máquina; e o trio de engenheiros William Burness, John Harrower e James Dods, da empresa mencionada.
Miller observou que foi uma “grande coincidência” encontrar a mensagem, pois eles estavam programados para trabalhar “na mesma lente” que os engenheiros do passado. “Foi uma comunicação direta deles para nós. Foi tão emocionante, foi como encontrar nossos colegas do passado. Foi realmente como se eles estivessem lá“, refletiu.
“Era como se pudéssemos tocá-los. Como se eles fossem parte da nossa equipe em vez de apenas quatro de nós estamos lá, nós estávamos todos compartilhando o que eles tinham escrito porque era tangível e você podia ver o estilo da caligrafia. A gente soube o que eles tinham feito. A gente soube que eles tinham escondido em um lugar onde não seria encontrado por um longo tempo“, acrescentou Miller.
Russell, que encontrou a garrafa também revelou ter ficado “totalmente surpreso” depois que o recado foi lido para a equipe de engenheiros. “Ser a primeira pessoa a tocar na garrafa depois de 132 anos foi simplesmente alucinante. É uma descoberta única na vida“, celebrou.
A Northern Lighthouse Board, contratada pelo hotel, informou que a mensagem está mantida em um escritório em Edimburgo, até que a restauração do farol seja concluída. Uma vez feito isso, a empresa revelou que um novo recado será colocado dentro da garrafa. “Em algum momento no futuro, talvez, seremos capazes de nos comunicar com outra pessoa“, completou Miller.
Fonte: Hugo Gloss