A maior enchente da história do Rio Grande do Sul e as constantes mudanças climáticas no planeta são o tema do Relatório Social 2024, promovido pela AGERT – Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e intitulado “Colapso Ambiental – Convocação Cívica”. O lançamento oficial do relatório será realizado no dia 21 de novembro, às 14h30, pelo site da entidade – agert.com.br.
O Relatório Social 2024 apresenta entrevistas com alguns dos principais especialistas sobre o tema, como Carlos Nobre, cientista climático; Carla Branco, professora; Marcel Fukuyama, especialista em sustentabilidade; e Joel Goldenfum, pesquisador ambiental.
Roberto Melão, presidente da AGERT, destaca a relevância desta edição para a conscientização pública. “A realidade das mudanças climáticas já não é uma previsão futura, mas uma urgência atual que se manifesta em eventos extremos como a enchente histórica que afetou o nosso estado. Este relatório é uma convocação para que todos, como cidadãos e comunicadores, reflitam sobre o impacto ambiental e o papel social das emissoras de rádio e TV na construção de uma sociedade mais consciente e resiliente”, destacou.
A participação das emissoras foi um dos destaques apresentados por Myrna Proença, coordenadora do Relatório Social e Vice-Presidente de Capacitação da Agert. “Além das discussões sobre o colapso ambiental, o lançamento divulgará o valor total de mídia doada pelas emissoras em 2023 e o número de afiliadas que aderiram ao projeto, mostrando como a radiodifusão possui um papel social fundamental”, apontou a coordenadora. A edição também reúne principais cases de doação de mídia e entrevistas inéditas, reforçando o papel das emissoras na sensibilização para temas de interesse público.
A Agert convida os profissionais da imprensa a participarem desse momento de reflexão e compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar coletivo.