A poucas horas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, uma ação coordenada de vandalismo foi realizada contra o sistema francês de Trens de Alta Velocidade, conhecido como TGV, nesta sexta-feira (26). As operações foram suspensas após os ataques.
A operadora ferroviária estatal informou que “ataques incendiários” tiveram como alvo instalações das linhas que ligam Paris a várias cidades da França e que o tráfego seria muito afetado durante o fim de semana.
Os principais alvos foram as estações das linhas que ligam a capital francesa a localidades como Lille, Bordeaux e Estrasburgo.
“Os incêndios foram deliberadamente provocados para danificar as nossas instalações”, afirmou a SNCF.
Já a Eurostar informou que o serviço ferroviário através do Canal da Mancha, entre Londres e Paris, foi interrompido, assim como o transporte para a Bélgica.
O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, classificou o vandalismo como “atos de sabotagem” realizados de maneira “preparada e coordenada”.
O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, afirmou que “condena veementemente esses atos criminosos” e que trabalha para restaurar o tráfego. A polícia está investigando o caso.
Fonte: Redação O Sul